Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

O conto: Cadê o andaime?

Ele se encontrava sobre a estreita marquise do 18º andar. Tinha pulado ali a fim de limpar pelo lado externo das vidraças das salas vazias do conjunto 1801/5, a serem ocupadas em breve por uma firma de engenharia. Ele era um empregado recém contratado da Panamericana - Serviços Gerais. O fato de haver se sentado à beira da marquise com as pernas balançando no espaço, se devera simplesmente a uma pausa para fumar a metade do cigarro que trouxera no bolso. Ele não queria dispensar esse prazer misturado com o trabalho.
Quando viu o ajuntamento de pessoas lá em baixo, apontando mais ou menos em sua direção, não lhe passou pela cabeça que pudesse ser ele o centro das atenções, então, continuou fumando e observando o movimento da cidade grande, até que:
- Ei, moço! Ei, moço! O que você está fazendo ai?! - pergunta uma mulher loira e jovem.
Ele continua olhando a paisagem achando que não fosse com ele, mas a mulher continua gritando. Até que ele olha para baixo e vê que o pequeno ajuntamento de pessoas tornou-se uma multidão enorme! Fica assustado e grita:
- É comigo??
- Mas é claro, né?! - Grita outra mulher, atraindo mais gente ainda.
- Eu estou bem. Só estou no meu intervalo de trabalho. Limpo essas vidraças aqui! - diz, apontando para as brilhantes e reluzentes vidraças.
-Mas como você vai descer daí?
- Com o meu... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Cadê o meu andaime?
- Alí! - uma mulher aponta para o andaime, que está do outro lado do prédio.
- E agora?! Como eu desço daqui?? - grita desesperado!
- Siga a marquise até chegar ao andaime! - grita um homem.
- Mas e se eu cair?
- Você não vai! - grita o mesmo homem.
Ele vai indo devagar e sentado até chegar ao andaime. Sobe e vai descendo devagar; quando chega lá embaixo todos aplaudem.
No mesmo instante percebe que esqueceu TODO o seu material de trabalho na marquise do 18º andar.




Comentem... Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário